Em meio a esse cenário sempre muito competitivo e desafiador aliado à tecnologia que vem como parceira de negocio trazendo processos muito mais precisos e ágeis e que assombra vários postos de trabalhos é nesse mundo que estamos inseridos e é onde setor de Gestão de pessoas das empresas precisa se preocupar em criar estratégias para reter seus talentos, mantendo esses colaboradores sempre em alta performance e sincronizados com os valores e cultura organizacional. Vou falar nesse artigo sobre algumas estratégias que as empresas precisam pensar para não perder mais talentos e que não tem custos extras.

Processo seletivo alinhado a estratégia: um processo seletivo estruturado e com ferramentas de análise comportamental aumenta significativamente a chance de contratação de um talento adequado para o posto desejado. Além de avaliar as competências técnicas e comportamentais do candidato, é importante se preocupar em selecionar perfis que apresentem expectativas que sejam compatíveis com a filosofia e cultura da empresa, garantindo assim um ambiente equilibrado;

Processo de integração/desenvolvimento do profissional: as empresas precisam assegurar que seus novos colaboradores serão acolhidos e inseridos no contexto organizacional de maneira que se sintam seguros, ficando claro qual cargo, tarefas e o lugar que ocuparão na organização, bem como o funcionamento das diretrizes, políticas e processos com os quais estarão envolvidos, é de suma importância que tenha um Gestor que o apoie no processo de desenvolvimento e crescimento dentro da organização;

Plano de carreira/crescimento: é importante que as empresas tenham mapeado todos os cargos e o desenho do organograma e que isso seja compartilhado entre todos, hoje para os mais jovens é impensável entrar em uma empresa e se aposentar depois de 30 ou 40 anos no mesmo cargo. As pessoas querem ser desafiadas, querem experimentar novas áreas de atuação, obter conhecimento em várias áreas mesmo não sendo da sua área de atuação. È importante ter estratégias de crescimento não só verticalmente, mas pensar em crescimento de forma horizontal também, às vezes mudar de área faz mais sentido do que subir um degrau.  

Ter metas bem definidas: ter processos bem definidos é importante para que as tarefas sejam realizadas de maneira eficiente, a forma de se comunicar uma meta deve ser clara e objetiva é importante que todos tenham entendimento sobre ela dessa forma temos eficácia nos resultados esperados pela organização e proporcionando a realização do profissional por atender as demandas e alcançar as metas;

Canal de comunicação eficiente: é importante ter um canal de comunicação aberta com seus colaboradores, à comunicação eficiente proporciona clareza e segurança aos colaboradores, mantendo sempre um clima favorável e seguro; 

Clima organizacional saudável: os gestores de áreas, bem como o RH, deverão conhecer sobre modelos comportamentais a fim de entender os comportamentos de suas equipes durante a execução dos processos. Devem ainda primar, por um ambiente que permita aos integrantes se sentirem pertencentes à empresa, podendo colaborar com sugestões e usar da criatividade para abrir caminhos e oportunidades futuras dentro da organização. É importante que seja uma empresa que tenha coragem de errar e trabalhar isso com suas equipes, por isso a importância da implantação da cultura de feedback constante.

Quando o profissional se sente seguro e o ambiente de trabalho faz sentido na vida dele, ele percebe o desafio como oportunidade de desenvolvimento, tende a se engajar e se fidelizar a organização. Esse comportamento proporciona à empresa capital intelectual que certamente colaborará para seu crescimento e resultados financeiros.